quarta-feira, 6 de maio de 2020

Microplásticos viram lar para micróbios

Microplásticos são fragmentos de garrafas pet, sacolas e outros produtos plásticos com, no máximo, 5 mm de diâmetro.
Calcula-se que 5 trilhões dessas partículas estejam presentes nos oceanos o que tem causado modificações nesses ambientes, segundo a pesquisadora Kassandra Dudek, da Arizona State University.
Os microplásticos estão sendo usados pelas bactérias marinhas como recifes artificiais. Elas aderem à sua superfície formando uma espécie de biofilme, onde se reproduzem.
Tanto plástico nos oceanos levou os pesquisadores a proporem o termo plastifera, que se refere ao novo ecossistema formado por essas partículas e os seres que nela vivem.
Até 12,7 milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos, anualmente.
Segundo a pesquisadora Linda Amaral-Zettler, do Laboratório de Biologia Marinha da Universidade de Chicago, uma única partícula pode abrigar mais de mil tipos de bactérias e algas, sendo que algumas dessas espécies têm a capacidade de degradar plásticos o que poderia ser uma boa notícia. Entretanto, o volume de plástico poluindo os ambientes aquáticos marinhos é muito maior do que esses micro-organismos podem dar conta.
Entre essas bactérias habitando a platisfera, também podem ser encontradas as causadoras do cólera, doença que pode ser fatal para o ser humano.

Fonte: https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/microplasticos-marinhos-viram-lares-para-microbios/



Fonte da imagem:  https://www.cbsnews.com/news/microplastics-arctic-circle-ocean-pollution-plastic-waste-around-the-world/

Nenhum comentário:

Postar um comentário