Mostrando postagens com marcador água. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador água. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 6 de maio de 2020

Microplásticos viram lar para micróbios

Microplásticos são fragmentos de garrafas pet, sacolas e outros produtos plásticos com, no máximo, 5 mm de diâmetro.
Calcula-se que 5 trilhões dessas partículas estejam presentes nos oceanos o que tem causado modificações nesses ambientes, segundo a pesquisadora Kassandra Dudek, da Arizona State University.
Os microplásticos estão sendo usados pelas bactérias marinhas como recifes artificiais. Elas aderem à sua superfície formando uma espécie de biofilme, onde se reproduzem.
Tanto plástico nos oceanos levou os pesquisadores a proporem o termo plastifera, que se refere ao novo ecossistema formado por essas partículas e os seres que nela vivem.
Até 12,7 milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos, anualmente.
Segundo a pesquisadora Linda Amaral-Zettler, do Laboratório de Biologia Marinha da Universidade de Chicago, uma única partícula pode abrigar mais de mil tipos de bactérias e algas, sendo que algumas dessas espécies têm a capacidade de degradar plásticos o que poderia ser uma boa notícia. Entretanto, o volume de plástico poluindo os ambientes aquáticos marinhos é muito maior do que esses micro-organismos podem dar conta.
Entre essas bactérias habitando a platisfera, também podem ser encontradas as causadoras do cólera, doença que pode ser fatal para o ser humano.

Fonte: https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/microplasticos-marinhos-viram-lares-para-microbios/



Fonte da imagem:  https://www.cbsnews.com/news/microplastics-arctic-circle-ocean-pollution-plastic-waste-around-the-world/

domingo, 24 de março de 2019

Dia Mundial da Água - 22 de março

Os alunos que participam da Equipe Ecológica Bioma realizaram uma caminhada pela comunidade de Santa Isabel do Rio Preto, no dia 22 de março, com o intuito de verificar as condições em que se encontram as minas d'água na comunidade. Eles visitaram o bairro Vila Ivete, onde existem três minas: uma próximo ao posto de gasolina e duas no final da rua da oficina do Quin. Também foram próximo à torre, às margens da rodovia e constataram que a mina do local secou, mesmo em pleno período chuvoso. Também secou uma pequena nascente outrora localizada próximo à passarela que dá acesso ao campo de futebol.

Embalagem de leite dentro do rio São Fernando, próximo à ponte.


Embalagem jogada na rua a poucos metros da margem do rio São Fernando.


Saco jogado à margem do córrego da Vila Ivete.


A água da mina da Vila Ivete é consumida por muitos moradores da comunidade. Aparentemente, a água é de boa qualidade. A mina no local está razoavelmente conservada.


Alunos coletando alguns materiais que estão localizados próximos à mina.


Um material comum encontrado ao lado da mina da Vila Ivete é o resto de rótulos de garrafas pet. Também foram encontrados sacolas plásticas.


Na mina próxima ao posto de gasolina paramos para descansar.


Lixo lançado ao lado da mina localizada próximo ao posto de gasolina.


Materiais como garrafas pet, copos de sucos e embalagens de biscoitos foram encontrados em uma antiga pequena nascente que existia próximo à passarela que dá acesso ao campo.


Aqui existia uma pequena nascente d'água que desaguava diretamente no rio São Fernando. Hoje, ela desapareceu devido ao assoreamento e ao lixo acumulado. 


Dia Mundial da Água (produção de texto)

Após a leitura de um texto sobre a problemática da água, os alunos do 8º e 9º anos foram orientados a produzir um texto sobre o tema. Vejamos alguns dos textos.

Título: Os problemas que afetam a água e as possíveis soluções.
Texto produzido por Hellen, 8º ano.

Ah, a água...
Uma coisa tão boa, mas que poucos dão o valor necessário.
Na maioria das vezes não sabemos aproveitar esse bem tão valioso. Essa joia tão significativa para nós, seres vivos.
Todos nós precisamos dela!
Às vezes, nós não enxergamos o quão importante uma coisa é para nós. O quão dependente somos.
Pare agora e pense! O que seria de você sem a água? Como é que você viveria sem ela?
Não seria possível viver sem ela, não é?
Então, por que você não cuida dela? Por que você não procura a valorizar? É difícil para você jogar o papel no lixo e não no vaso?
Desde bem novo você sempre ouviu professores e pais dizendo que lixo é no lixo. Por que não pratica essa ação?
Uma coisa tão simples que pode mover o mundo. A sua ação pode mover o mundo!
Como você imagina o mundo daqui uns 10 anos?
É um mundo sujo que você quer? Um mundo sujo que você imagina? Ou um mundo novo, limpinho, preservado, mudado e cheio de novidades?
Cuide desse bem! Ele é seu, ele é nosso. Eu devo cuidar e você também!
Vamos valorizar a água para que ela nunca venha nos faltar.


Título: O que aconteceria sem água?
Texto coletivo produzido por Mariana, Carla e Isadora

Tudo isso que vemos, um dia pode acabar com tamanha poluição que estamos colaborando para acontecer. Já estamos a ver o resultado e as consequências das nossas atitudes, tudo o que hoje fazemos nos afetará no futuro. Hoje em dia gastamos água achando que é um bem infinito, mas é aí que estamos nos enganando. Sim, que no mundo há muita água nós sabemos, porém o que poucos sabem é que apenas 0,01% desta água é potável. Mesmo com tão pouco continuamos poluindo e desperdiçando o nosso bem tão precioso, que sem ele não haveria a mínima possibilidade de vida.
A água é um bem finito, isso mesmo! A água pode acabar e junto com ela a vida. Sabendo que 70% de nosso corpo é formado por água, realmente o fim dela nos afetaria.
Agora, como podemos tentar evitar que isso aconteça? Devemos fechar o registro do chuveiro ao se ensaboar, desligar a torneira na hora de escovar os dentes, nos certificar de que fechamos todas as torneiras e que elas não estão a pingar, preservar as matas, as plantas em volta das nascentes e cuidar das minas ao redor de nossas casas e sítios.



Dia Mundial da Água (produção de cartazes)

Para chamar a atenção dos alunos para o dia 22 de março, Dia Mundial da Água, foi realizada a leitura de um texto abordando a problemática da água. Em sala de aula eles foram orientados para a produção de um pequeno cartaz contextualizando o assunto. Aqui vemos alguns dos trabalhos produzidos. A atividade foi desenvolvida com os alunos do 8º e 9º anos.

Alunos do 8º ano produzindo seus cartazes.

Trabalho produzido por Lourrâine, 8º ano.

Trabalho produzido por Mariana, 8º ano.

Trabalho produzido por Layriane, 8º ano.

Trabalho produzido por Mariely, 8º ano.

Trabalho produzido por Gabriela, 8º ano.

Trabalho produzido por Wagner, 9º ano.

Trabalho produzido por Raphael, 9º ano.