Mostrando postagens com marcador excursões. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador excursões. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 1 de outubro de 2024

Visita à Feira Rural - Universidade Rural do Rio de Janeiro

No dia 01 de junho deste ano, na Semana do Meio Ambiente, foi realizada uma visita à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Na ocasião, alunos de diversos anos de escolaridade do Ensino Fundamental e Médio, inclusive participantes do Projeto Bioma.
Os alunos conheceram as dependências da universidade, conheceram a Feira Rural, os cursos oferecidos, o Jardim Botânico.




















 

quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Visita ao Parque Nacional de Itatiaia: 2023

Foi realizada uma visita orientada ao Museu da Fauna e da Flora, do Parque Nacional de Itatiaia.
Depois da visita, realizamos uma caminhada pelas trilhas do parque em direção às suas cachoeiras.
Ao longo do caminho, encontramos um minhocuçu rastejando à margem da trilha.
De volta ao colégio, foi solicitado aos alunos que preparassem um relatório sobre a viagem.




Minhocuçu

 

sábado, 19 de novembro de 2022

Reserva Biológica Estadual de Guaratiba - RJ

 No dia 18 de novembro, os alunos do Projeto Bioma, realizaram uma viagem à Reserva Biológica Estadual de Guaratiba - RJ.

Entrada da Reserva Biológica.

Sob os nossos pés, um sambaqui.

Alunos e funcionários da Reserva.

Biguá

Garça-branca

Concha milenar depositada no sambaqui.

Caranguejo chama-maré

Caranguejo


Chama-maré entre raízes respiratórias.

Caminhando pelas trilhas da reserva.

Praia da Barra de Guaratiba
















sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Trabalhos sobre a viagem ao Parque Nacional de Itatiaia

         Depois da viagem realizada ao Parque Nacional de Itatiaia, no dia 29 de julho deste ano, foi solicitado aos alunos que produzissem desenhos sobre os locais visitados.

               Aqui estão alguns dos trabalhos.







Viagem ao Parque Nacional de Itatiaia

 

A viagem para o Parque Nacional de Itatiaia

 

 


                Saímos exatamente às 06:15 h. Nesse meio tempo, da saída da escola até o parque, a gente cantou e brincou. Fizemos algumas paradas como no posto de gasolina, em Quatis, e na padaria, em Itatiaia.



Depois, fomos direto para o parque, onde chegamos às 08:25 h. Tivemos uma calorosa recepção. Antes de caminharmos pelo parque fizemos exercícios sobre a flora dos biomas do Brasil sob a orientação de uma funcionária do local.



                Em seguida, entramos em salas diferentes no Museu da Fauna e da Flora. A primeira sala foi sobre fotos de borboletas, beija-flores, pássaros. Tinha uma exposição com nós de escalada e manequins vestidos com trajes de escalada de antigamente e de hoje em dia.

                 A segunda sala foi sobre fotos do gato-maracajá, da jaguatirica e do macaco-prego, entre outros animais.



                 A terceira sala foi um muito diferente, pois tinha bichos empalhados. Nessa mesma sala tinha uma parede com botões que, quando eram apertados, saía o som dos pássaros. Tinha ainda uma sala, tipo cinema, que era a sala dos sentidos, que apresentava sons e imagens da natureza e dos animais.



           Daí, fomos para as cachoeiras. Antes de entrar nelas, a gente lanchou. Depois, seguimos nosso passeio. Entramos na Piscina do Maromba. Lá é incrível e bonito!

                 Em seguida, fomos para a Cachoeira Véu de Noiva. Nela, a água batia nas rochas e respingava em nós.



             Seguimos nosso caminho e fomos para a Cachoeira Itaporani. Ela é linda! O professor deixou que nós colocássemos os pés na água que estava muito fria. No local tivemos uma aula de Ciências de alguns minutos sobre líquens, erosão e importância da mata ciliar.



                Fomos lanchar de novo e, depois, direto para o Lago Azul. No caminho encontramos vários macacos-prego comendo folhas de bananeira. Tiramos algumas fotos deles. Chegamos no Lago Azul que é raso, tiramos os tênis e atravessamos ele. Depois disso, calçamos nossos tênis e voltamos para o ponto de partida para voltarmos para casa.



                 Ao sairmos do parque estava prestes a chover. No caminho de volta, na Via Dutra, tinha fumaça na estrada por causa de uma queimada e poeira que era levantada pelo vento forte. Começou a chover e a cair granizo. Quando chegamos no colégio ainda estava chovendo. Esperamos a chuva passar dentro do colégio e, depois, fomos embora para nossas casas.

 

 

Texto produzido por Thayná, turma 701.

domingo, 8 de dezembro de 2019

Visita à Vila Histórica de Mambucaba

No dia 11 de novembro, terça-feira, realizamos uma visita à Vila Histórica de Mambucaba, na mesma ocasião, visitamos a Usina Nuclear.

Parada em Lídice, para um lanche.

Aves marinhas na Vila Histórica.

Um problema observado pelos alunos foi a quantidade de lixo plástico na areia e nos rochedos.

Igreja na Vila Histórica.


Casarão na Vila Histórica. Soubemos, por meio de um morador, que a Vila possuía um porto por onde era escoado o ouro que vinha de Minas Gerais.

Hora do almoço.

Esta formação nas rochas chamou a atenção dos alunos. Tais furos arredondados, possivelmente, foram feitos por moluscos.

Visita técnica à Usina Nuclear

Os alunos da Equipe Ecológica Bioma realizaram uma visita técnica ao Observatório Nuclear, da Usina Nuclear, em Angra dos Reis.
A visita foi realizada no dia 11 de novembro, terça-feira.
Algumas das fotos capturadas no dia.
Da esquerda para a direita, em pé, Isadora, Carla, Gustavo, Júlia, Alex.
Da esquerda para a direita, agachados, Isabela, Gabriela, Adriann, Lourraine, Camile, Vitória.

No auditório, recebendo informações sobre a Usina e sobre a importância da energia nuclear.

Observando a maquete sobre a Usina Nuclear.

Veterinário apresentando informações sobre tartarugas-marinhas. Projeto desenvolvido pela Usina Nuclear.

Material demonstrativo sobre o esqueleto das tartarugas-marinhas.

Vista geral das Usinas Nucleares, Angra I e Angra II.