quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Poluição por sacolas plásticas


As sacolas plásticas, apesar de sua praticidade, se tornaram uma grande vilã do meio ambiente. Não pela sacola em si, mas pelo seu descarte que é feito de maneira inadequada.

Muitas dessas sacolas são descartadas nas ruas. Inevitavelmente, elas irão parar nos bueiros causando o seu entupimento. Já começam aí os problemas.
Muitas pessoas acreditando estar dando um destino adequado a essas sacolas, as usam para acondicionar lixo. O problema é que grande parte desse lixo é coletado e depositado inadequadamente em terrenos baldios e lixões, muitos clandestinos, próximos aos cursos d'água, quando não é descartado diretamente em rios e córregos pelas populações ribeirinhas, o que é muito comum.
O destino dessas sacolas então é certo: o ambiente aquático onde causam grandes danos aos animais marinhos ou que deles se alimentam.
Calcula-se que, no mundo todo, são consumidas 1 milhão de sacolas plásticas por minuto. Descartadas na natureza, levam até 200 anos para se decomporem e as suas micropartículas (micro-plásticos) acabam indo parar no sistema digestório dos animais. Hoje, boa parcela dos peixes que consumimos estão contaminados com esses micro-plásticos.

Como reduzir o uso das sacolas plásticas?

Para reduzir o uso dessas sacolas é necessário uma mudança de comportamento da pessoa. Para isso, ela pode:
- levar uma sacola de pano ou de outro material mais resistente e reutilizável para fazer compras;
- quando comprar somente um produto já embalado, optar por trazê-lo à mão, principalmente, se ele mora próximo ao estabelecimento em que está comprando ou se está de carro.

Mudando hábitos dá para reduzir significativamente o consumo das sacolas plásticas. Mas, essa mudança deve ocorrer também por parte dos estabelecimentos comerciais e dos órgãos governamentais que deveriam criar estímulos para as pessoas reduzirem o uso dessas embalagens.



Nenhum comentário:

Postar um comentário