terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Instituto Vital Brazil

Texto produzido por Glória Helena, Isabella e Carlos Alexandre.

Saímos do colégio por volta das 04:20 h. Chegamos em Niterói, no IVB, por volta das 09:20 h. Lá, fomos recebidos por um grupo de funcionários muito atenciosos que nos deram ótimas explicações.
O IVB é um dos laboratórios oficiais existentes no Brasil, para a produção de soro antiofídico, ocupa um terreno de 107.900 m² e a edificação de quatro andares ocupa 4.960 m².
Aprendemos sobre o escorpião-amarelo (Tityus serrulatus), ele se alimenta de insetos, principalmente baratas, mede 7 cm em média, só existe fêmeas e vive debaixo de pedras, cascas de árvores e barrancos. Até os dois anos o escorpião-amarelo é considerado filhote, depis ele vive mais ou menos três anos, em média. Dorme durante o dia e caça à noite. Ele só ataca quando se sente ameaçado e não gasta todo seu veneno durante a picada. O soro específico contra o veneno do escorpião-amarelo é o antiescorpiônico.

Momento em que um dos pesquisadores apresenta uma Bothrops jararacussu.


Aprendemos também sobre a jararacuçu (Bothrops jararacussu), ela se alimenta de rãs e roedores, vive em matas, campos cultivados e periferia das regiões urbanas. Ela só ataca quando se sente ameaçada.
Terminamos a visita ao IVB por volta das 11:10 h. Depois seguimos para o MAC, também em Niterói.

Nenhum comentário:

Postar um comentário