domingo, 28 de outubro de 2012

Viagem para Ubatuba e Angra dos Reis

Tartaruga recém-nascida capturada por caranguejo.
Fonte da imagem: www.pinet.com.br

Vila de Mambucaba
Fonte da imagem: www.brevescafe.xpg.com.br

10 de maio de 2012. 03:30 h. Todos bem felizes e alegres... Alguns alunos estavam muito cansados por que tinham acordado muito cedo. Teve aluno que nem dormiu! Mas valeu a pena!
Na ida paramos em uma lanchonete em Lídice. Já alimentados seguimos rumo a Ubatuba para conhecer o Projeto Tamar. Chegando ao local fomos divididos em dois grupos, acompanhados por duas biólogas estagiárias. Primeiro elas nos mostraram um vídeo sobre o ciclo de vida das tartarugas e, logo após, fomos conhecer o local onde essas espécies se abrigam.
Coitadas das tartarugas! Elas nascem na areia e têm que chegar até o mar correndo o risco de morrerem porque no trajeto podem surgir os predadores: os caranguejos.
O local o qual visitamos é lindo! Nós nos divertimos à beça!
De Ubatuba voltamos para Angra dos Reis para conhecer as usinas nucleares. No local fomos guiados por uma funcionária que nos mostrou onde as pessoas são treinadas para trabalharem dentro da usina.
Após a visita voltamos para o ônibus e viemos embora. Eu, Laiza, Isabelli, Ediléia, Lidiane e Ítala começamos a cantar. Monique estava dormindo muito. A Maria Luiza e a Jane estavam numa alegria enorme. Thalita também estava muito feliz.
E, assim, termina mais uma história fascinante entre alunos, amigos e professores.

Por Filipi, turma 901.

As cidades pelas quais passamos


Uma visão da Serra do Mar, Pedra Chata ao fundo, em Lídice-RJ.
Fonte da imagem: www.limpatrilha.com.br


Visão geral de uma das praias, próximo a Ubatuba
Fonte da imagem: www.ubatuba.olx.com.br

Saímos de Santa Isabel, passamos por São Bento, uma pequena comunidade, atravessamos Amparo até que chegamos a Volta Redonda, cidade que teve como primeiros habitantes os índios Puris e Acaris. Em 1774 é dado o nome Volta Redonda à curva característica que o rio Paraíba do Sul faz, época em que os garimpeiros buscavam ouro e pedras preciosas. Em 1941, se instala a CSN.
Depois, chegamos à Barra Mansa onde um rio de mesmo nome se encontra com o Paraíba formando um remanso de águas tranquilas. Daí, surgiu o nome da cidade.
Seguimos adiante por Rio Claro que teve como primeiros habitantes os Puris e os Coroados. Paramos em Lídice, uma cidade pequena situada no sul do estado do Rio de Janeiro, onde o ponto mais alto é a Pedra Chata, com 1600 metros de altitude.
Depois de fazermos o nosso lanche em Lídice, partimos para a cidade de Angra dos Reis que foi descoberta pelo navegador Gonçalo Coelho, no dia 06 de janeiro de 1502. Por ser dia dos Reis Magos a cidade recebeu este nome.
Enfim, chegamos a Ubatuba, onde ubá significa canoa ou cana e tyba significa lugar. Ubatuba foi fundada em 28 de outubro de 1638.

Por Larissa e Shyrlei, turma 1001.

Viagem inesquecível

Lídice-RJ, nossa parada para lanchar.

Saímos de Santa Isabel por volta de 03:30 h, do dia 10 de maio, com destino a Ubatuba (SP) e Angra dos Reis (RJ). Passamos por várias cidades, Volta Redonda, Barra Mansa, Rio Claro e Lídice, cidade onde paramos para fazer um lanche. Seguimos a viagem passando por Angra dos Reis, um dos mais lindos trechos litorâneos brasileiros e chegamos a Ubatuba.
Chegando a Ubatuba fomos para a sede do Projeto Tamar e lá fomos divididos em dois grupos: um foi recepcionado pelas biólogas Raissa e Tatiana e o outro pela bióloga Vanessa.
O primeiro grupo, o nosso, foi para uma sala na qual assistimos a um vídeo sobre a reprodução das tartarugas e como elas estão ameaçadas de extinção. O segundo grupo foi conhecer os tanques onde se encontravam algumas das espécies de tartarugas marinhas brasileiras como, por exemplo, a tartaruga cabeçuda, a oliva e a de pente.

Por Caio, Carolaine, Ediléia, Giovanni, Jéssica, Laiza, Maria Luiza e Thalita, turma 901.